SELEÇÃO VARZEANOVENSE CAMPEÃ DA COPA OURO 2006

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Última decisão de título nacional em Salvador foi há 47 anos. Santos estava em campo

Em 1963, o Peixe derrotou o Bahia por 2 a 0, na Fonte Nova, na final da Taça Brasil

Há 47 anos uma competição nacional não é decidida em Salvador. Em 1963, o Bahia ficou com o vice-campeonato da Taça Brasil. Em 2010, o Vitória vai tentar o título da Copa do Brasil. Em relação ao adversário da dupla BaVi nas duas situações, um denominador comum: o Santos.

Depois de conquistar o título da Taça Brasil de 1959 em cima do Santos de Pelé, o Tricolor chegaria mais duas vezes à final do torneio contra o mesmo adversário. Contudo, não levantou o troféu. No dia 31 de março de 1963, o Bahia recebeu o Alvinegro praiano na Fonta Nova. Havia perdido o primeiro jogo por 6 a 0 e precisava de um milagre. Outro revés. Com dois gols de Pelé, o Peixe venceu por 2 a 0.

Era o período áureo do time paulista. Pelé, líder do time, então com 23 anos. Guardadas as devidas proporções ou não, a situação é parecida com a atual. Os Meninos da Vila. Hoje, liderados por Neymar. Se em 1963 também havia Coutinho e Pepe, em 2010 o time tem Ganso e Robinho.

Até a fórmula da competição é a mesma: mata-mata, embora a Taça Brasil da época representasse o Campeonato Brasileiro. A Copa do Brasil atual só foi criada em 1989. É a primeira vez que Vitória e Santos disputam a final do torneio. O jogo de ida é no dia 28 de julho, em São Paulo. A volta, no dia 4 de agosto, vai ser no Barradão.

1993 e 1988 - Vale lembrar que o Vitória disputou a final do Campeonato Brasileiro de 1993 contra o Palmeiras, mas a partida decisiva foi no estádio Morumbi, em São Paulo. O Leão perdeu a primeira por 1 a 0, na Fonte Nova, e voltou a perder a segunda, em São Paulo, por 2 a 0. O Bahia, por sua vez, conquistou o título de 1988 em cima do Internacional, mas o segundo duelo foi disputado no Beira-Rio.
Fonte:http://ibahia.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário