SELEÇÃO VARZEANOVENSE CAMPEÃ DA COPA OURO 2006

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Atletismo

Giomar Pereira da Silva se supera e leva o tricampeonato em Goiânia

O baiano de Jacobina, Giomar Pereira da Silva, voltou ao Circuito de Corridas da CAIXA e mostrou porque é considerado um dos melhores corredores de rua do País. Conquistou a terceira vitória consecutiva em Goiânia superando fortes adversários brasileiros e um queniano. Seu companheiro da equipe do Cruzeiro, Valdir de Oliveira, foi quinto, resultado suficiente para manter a liderança do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua.
No feminino, o domínio foi da queniana Ednah Mukhwana, seguida por Maria Zeferina Baldaia e Edielza Alves do Santos, a nova líder do Ranking. Os cinco melhores de cada categoria dividiram premiação de R$ 15 mil. A quarta etapa do Circuito CAIXA acontecerá no próximo domingo, dia 16, em Belo Horizonte.
O tempo nublado e a temperatura amena, em torno de 20 graus, colaboraram com os atletas que lotaram logo cedo as imediações do Parque Areião, no setor Pedro Ludovico da capital goiana. A terceira etapa do Circuito CAIXA reuniu cerca de 1.550 corredores que escolheram percursos de 5 e 10 km. Os profissionais da Elite, 20 homens e 15 mulheres, fizeram uma disputa equilibrada no maior percurso.
O feminino largou primeiro e logo no segundo quilômetro a queniana Ednah Mukhwana forçou o ritmo e assumiu a ponta. Ela foi acompanhada de perto por Maria Zeferina Baldaia e as duas mantiveram as posições até a chegada. Ednah completou os 10 quilômetros em 35min08s e Baldaia chegou 23 segundos depois.
"O percurso é muito bom e gostei da corrida", resumiu a queniana que também elogiou o bom nível das adversárias brasileiras. Ednah conquistou em 2009 as duas últimas etapas do Circuito CAIXA em São Paulo e Brasília. Ela fica no país até o final de maio e no domingo estará em Belo Horizonte. Há duas semanas venceu outra prova de 10 k em Campinas e foi vice na Corrida do Trabalhador, em Brasília, no domingo passado. Ela retorna ao Brasil em agosto para participar das principais provas do segundo semestre.
Maria Zeferina Baldaia estava muito feliz com o vice-campeonato. "Quando a queniana saiu, fui atrás porque sabia que ela ia disparar. Tentei acompanhar e o objetivo, a partir daí, foi garantir o segundo lugar", afirmou a corredora de Sertãozinho, que fez sua estréia em Goiânia no Circuito CAIXA. "Só corri aqui uma vez, em 2003 ou 2004, não lembro bem", acrescentou. No domingo, ela também estará em Belo Horizonte.
A terceira colocada, Edielza Alves dos Santos, tinha motivos para estar satisfeita. Com o resultado, ela somou 26 pontos do segundo lugar (a queniana não marca pontos no Ranking) e agora é a nova líder com 127 pontos, sete à frente de Conceição de Maria Oliveira, sexta neste domingo. "Senti um pouco de cansaço porque fiz a Maratona de São Paulo no domingo e por isso corri para garantir o pódio e marcar pontos. Tudo saiu melhor do que eu esperava e agora vou para Belo Horizonte para manter a liderança", garantiu a atleta que corre por Pindamonhangaba.
A largada e a premiação contou com um "Herói do Atletismo", do programa da CAIXA e da CBAt. André Domingos, bronze no revezamento 4 x 100 m nos Jogos de Atlanta/1996 e prata no 4 x 100 m nos Jogos de Sydney/2000, foi o padrinho da prova.
Resultados
Masculino
1- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min28s
2- José Magno dos Santos Mota (Unimed Campinas/Orcampi) - 30min36s
3- Jacob Kemboi Kiprotich (Quênia/Luasa) - 30min39s
4- Paulo Braz da Silva (Gran Cursos/FreeCorner) - 30min41s
5- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 30min52s
6- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados/Naval Freitas) - 30min52s
7- José do Nascimento Souza (Café do Mane/Avelinópolis) - 30min57s
8- Marcos Alexandre Elias (Cruzeiro) - 31min05s
9- Célio Falcão (Adeblu/Arena Projetos) - 31min10s
10- Israel dos Anjos (Acrimet) - 31min29s
Feminino
1- Ednah Mukhwana (Quênia/Luasa) - 35min08s
2- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Fermentec/Mizuno) - 35min34s
3- Edielza Alves dos Santos (Pindamonhangaba) - 35min54s
4- Vanda Carneiro Chagas (Grancursos) - 36min00s
5- Marizete Moreira dos Santos (CASO/Supercei/CAIXA) - 36min02s
6- Conceição de Maria Carvalho Oliveira (FindYourSelf/CAIXA) - 36min49s
7- Maria Lúcia Santos do Nascimento (Matilat/Nardini/CAIXA) - 36min59s
8- Elizabeth Esteves de Souza (Lilia/Lilian) - 38min34s
9- Maria Sandra Pereira Silva (Grancursos/CAIXA) - 38min54s
10- Roseli Mateus (Correios) - 40min01s
O Circuito CAIXA, realizado desde 2004, é a mais importante competição de corridas de rua do País e o único a contar com a chancela da CBAt. Suas dez etapas, distribuídas por oito Estados, somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da CAIXA para 2011.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora do Circuito, com organização e promoção da HT Sports. Em Goiânia, tem ainda o co-patrocínio das Lojas Centauro, apoio de Isotônico Marathon, Montevérgine, Unimed Goiás e Prefeitura Municipal de Goiânia, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação de Atletismo de Goiás.

Fonte:http://www.circuitocaixa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário