SELEÇÃO VARZEANOVENSE CAMPEÃ DA COPA OURO 2006

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Obras da Fonte Nova recebem avaliação positiva do comitê da FIFA

"A avaliação do comitê da FIFA em relação ao projeto da Fonte Nova foi excelente em todos os aspectos. Desde o cumprimento do cronograma, ao projeto de estádio, que já está aprovado, sendo sugeridos pequenos ajustes, alterações de fácil resolução". Essas foram as considerações feitas pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, logo após a reunião mantida na manhã desta quarta-feira, dia 19, com a equipe do Departamento de Estádios do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, que esteve em Salvador para vistoria técnica às obras da Fonte Nova.

Segundo informou o secretário, na próxima semana o COL ficou de encaminhar carta à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com a aprovação do estádio. Documento semelhante será enviado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), instituição responsável pelo financiamento de R$ 400 milhões da obra, cujo valor total está estimado em R$591 milhões. Além do BNDES, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (DesenBahia) são instituições financiadoras da obra.

Durante a visita, que teve duração de três horas, os representantes da FIFA - os arquitetos Carlos de la Corte, Tiago Pelakauskas e Izabela Hassek, além do fotógrafo Eduardo Martino - apreciaram uma maquete do projeto exposta no saguão da antiga tribuna de honra, percorreram áreas internas da Fonte Nova já em obra e reuniram-se com representantes do Governo do Estado, Prefeitura, arquitetos e engenheiros do consórcio Nova Fonte Nova (Odebrecht/OAS), inclusive Marc Duwe, arquiteto autor do projeto da nova arena.

No encontro, discutiram sobre o projeto básico e foi apresentado, pelo secretário Nilton, o conjunto de ações adotadas desde o dia 31 de maio, data da oficialização de Salvador como cidade-sede, para construção do projeto do novo estádio da Fonte Nova. "Discutimos aspectos do cronograma de obras até a presente data e nada ficou sem esclarecimentos. Nosso projeto vem sendo acompanhado desde 2009 pela FIFA. As alterações hoje sugeridas são naturais em projetos dessa natureza, pois como todo projeto vivo (sujeito a mudanças), pequenas modificações podem vir a ser feitas ao longo do processo", completou.

Salvador foi a última cidade a receber a visita da comitiva técnica, que iniciou a vistoria no dia 5 de maio, em São Paulo. Em seguida, esteve em Porto Alegre (dia 6), Curitiba (dia 7), Belo Horizonte e Rio de Janeiro (dia 10), Brasília (dia 11), Manaus (dia 12), Cuiabá (dia 13), Fortaleza (dia 17), Natal e Recife (dia 18).
Fonte:http://www.sudesb.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário