SELEÇÃO VARZEANOVENSE CAMPEÃ DA COPA OURO 2006

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Leão, novato do Cruzeiro, surpreende e vence Circuito CAIXA em Belo Horizonte

Entre as mulheres a vitória na capital mineira ficou com a etíope Shewarge Alene Amare; a melhor brasileira foi Conceição Oliveira, em quarto, que levou os 30 pontos do ranking de corridas de rua

Belo Horizonte - José Márcio Leão da Silva, um novato que veio do Expressinho do Cruzeiro (equipe B) para ser promovido ao time titular este ano, surpreendeu corredores mais experientes, na segunda etapa do Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (29/5), em Belo Horizonte (MG). Leão cruzou em primeiro após 10 km, na Praça da Pampulha, em 29min47, num dia de sol e temperatura amena que favoreceu a presença de 2.500 atletas e a festa dos amadores. Entre as mulheres, a vitória foi da etíope Shewarge Alene Amare, com 34min28. Conceição de Maria Carvalho Oliveira foi a melhor brasileira, em quarto lugar (35min52).
Leão, sobrenome da mãe que o fundista campeão em Belo Horizonte usa na camisa do Cruzeiro, veio de Guaranhuns (PE). Começou no Expressinho, como explica o técnico Alexandre Minardi, mas em janeiro de 2011 foi promovido para o time titular, de Valdir de Oliveira, 2º na corrida, e Giomar da Silva, 4º, em Belo Horizonte, e vencedor da primeira etapa do Circuito CAIXA, em Goiânia.
"Comecei a correr na escola, em Garanhuns. De 17 para 18 anos corria os 10 km em 31 minutos. Um ano depois, passei a fazer 29 minutos. Acho que posso evoluir", disse o fundista de 20 anos, 1,66 m e 51 kg, que é fã de Franck Caldeira, campeão da São Silvestre, e Marílson Gomes dos Santos, tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York. "Eu confio muito nele. Pode chegar ao nível do Franck e Marílson", afirmou o técnico Minardi - Adegilson Mendes, o Bingo, treinava Leão até agora.
Leão abriu vantagem logo na largada dos 10 km. Imprimiu um ritmo forte e seguiu na frente até o fim, sem ser ameaçado. Valdir observou que a briga foi entre ele, o queniano Kipkemei, vencedor da Meia Maratona do Rio, Giomar e Gilmar pelo segundo lugar. No quilômetro seis e meio, uma subida íngreme, Kipkemei estava em segundo, com Valdir em terceiro e Giomar em quarto. Gilmar ficou. "No finalzinho, a briga era com o queniano e eu consegui cruzar na frente, em segundo", comentou Valdir. Na largada, o atleta de Guanhães, Minas Gerais, tem o costume de se ajoelhar e fazer uma oração. "Sempre peço proteção contra lesões, agradeço também e peço que vença quem merecer", explicou Valdir.
Para Giomar, baiano de Jacobina, apesar da subida íngreme e de um trecho em calçamento, o percurso mineiro, na Lagoa da Pampulha, "tem dificuldade razoável". "É mais difícil do que o de Goiânia, mas eu tinha o objetivo de ir para o pódio e quero ficar entre os três primeiros do ranking de corredores de rua este ano", observou Giomar.
O pódio do Circuito CAIXA em BH
Masculino
1 - José Márcio Leão da Silva, Acrimet Garanhuns/Cruzeiro, 29min47
2 - Valdir Sérgio de Oliveira, Cruzeiro, 29min55
3 - Kipkemei Mutai, Quênia/Luasa Sports, 29min57
4 - Giomar Pereira da Silva, Cruzeiro/CAIXA, 30min10
5 - Gilmar Silvestre Lopes, Pé de Vento, 30min29
Feminino
1 - Shewarge Alene Amare, Quênia/Luasa Sports, Etiópia, 34min28
2 - Nelly Jepkurui, Quênia/Luasa Sports, Quênia, 34min47
3 - Ednah Murhwana, Quênia/Luasa Sports, Quênia, 35min42
4 - Conceição de Maria Carvalho Oliveira, Findyourself/CAIXA, 35min52
5 - Edielza Alves dos Santos Guimarães, Segelp/Pindamonhanguaba/CAIXA, 36min28
O Circuito CAIXA volta em agosto, com mais três etapas em Campo Grande, dia 7, Fortaleza, 14, e Recife, 28. Em setembro serão realizadas as etapas de Uberlândia (dia 18), e Curitiba (25). Em outubro serão três as etapas do Circuito, em São Paulo (dia 2) Ribeirão Preto (16) e Porto Alegre (30). A corrida de Brasília, dia 6 de novembro, fecha o Circuito CAIXA, que terá completado onze etapas e passado por nove Estados.
Fonte: www.circuitocaixa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário