
Leão, sobrenome da mãe que o fundista campeão em Belo Horizonte usa na camisa do Cruzeiro, veio de Guaranhuns (PE). Começou no Expressinho, como explica o técnico Alexandre Minardi, mas em janeiro de 2011 foi promovido para o time titular, de Valdir de Oliveira, 2º na corrida, e Giomar da Silva, 4º, em Belo Horizonte, e vencedor da primeira etapa do Circuito CAIXA, em Goiânia.
"Comecei a correr na escola, em Garanhuns. De 17 para 18 anos corria os 10 km em 31 minutos. Um ano depois, passei a fazer 29 minutos. Acho que posso evoluir", disse o fundista de 20 anos, 1,66 m e 51 kg, que é fã de Franck Caldeira, campeão da São Silvestre, e Marílson Gomes dos Santos, tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York. "Eu confio muito nele. Pode chegar ao nível do Franck e Marílson", afirmou o técnico Minardi - Adegilson Mendes, o Bingo, treinava Leão até agora.
Leão abriu vantagem logo na largada dos 10 km. Imprimiu um ritmo forte e seguiu na frente até o fim, sem ser ameaçado. Valdir observou que a briga foi entre ele, o queniano Kipkemei, vencedor da Meia Maratona do Rio, Giomar e Gilmar pelo segundo lugar. No quilômetro seis e meio, uma subida íngreme, Kipkemei estava em segundo, com Valdir em terceiro e Giomar em quarto. Gilmar ficou. "No finalzinho, a briga era com o queniano e eu consegui cruzar na frente, em segundo", comentou Valdir. Na largada, o atleta de Guanhães, Minas Gerais, tem o costume de se ajoelhar e fazer uma oração. "Sempre peço proteção contra lesões, agradeço também e peço que vença quem merecer", explicou Valdir.
Para Giomar, baiano de Jacobina, apesar da subida íngreme e de um trecho em calçamento, o percurso mineiro, na Lagoa da Pampulha, "tem dificuldade razoável". "É mais difícil do que o de Goiânia, mas eu tinha o objetivo de ir para o pódio e quero ficar entre os três primeiros do ranking de corredores de rua este ano", observou Giomar.
O pódio do Circuito CAIXA em BH
Masculino
1 - José Márcio Leão da Silva, Acrimet Garanhuns/Cruzeiro, 29min47
2 - Valdir Sérgio de Oliveira, Cruzeiro, 29min55
3 - Kipkemei Mutai, Quênia/Luasa Sports, 29min57
4 - Giomar Pereira da Silva, Cruzeiro/CAIXA, 30min10
5 - Gilmar Silvestre Lopes, Pé de Vento, 30min29
Feminino
1 - Shewarge Alene Amare, Quênia/Luasa Sports, Etiópia, 34min28
2 - Nelly Jepkurui, Quênia/Luasa Sports, Quênia, 34min47
3 - Ednah Murhwana, Quênia/Luasa Sports, Quênia, 35min42
4 - Conceição de Maria Carvalho Oliveira, Findyourself/CAIXA, 35min52
5 - Edielza Alves dos Santos Guimarães, Segelp/Pindamonhanguaba/CAIXA, 36min28
O Circuito CAIXA volta em agosto, com mais três etapas em Campo Grande, dia 7, Fortaleza, 14, e Recife, 28. Em setembro serão realizadas as etapas de Uberlândia (dia 18), e Curitiba (25). Em outubro serão três as etapas do Circuito, em São Paulo (dia 2) Ribeirão Preto (16) e Porto Alegre (30). A corrida de Brasília, dia 6 de novembro, fecha o Circuito CAIXA, que terá completado onze etapas e passado por nove Estados.
Fonte: www.circuitocaixa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário