SELEÇÃO VARZEANOVENSE CAMPEÃ DA COPA OURO 2006

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Brasileirão começa neste sábado: veja como seu time entra na disputa

Conca brilhou no título do Flu em 2010

Fora a festa de quem levantou a taça nos estaduais ou ainda disputa Libertadores ou Copa do Brasil, as atenções de todos estarão voltadas a partir de agora para o Brasileirão 2011. A maior competição do país terá novamente 20 times, o mesmo regulamento e algumas “novidades”, como Bahia e América-MG, que voltam a disputar o campeonato após muitos anos de ausência. Para saber como entra cada time no Brasileirão, o eBand analisou todas as equipes para saber como elas iniciam a competição, que começa neste sábado, dia 21.
Confira como está o seu time (ordenados por ordem de classificação em 2010):
FLUMINENSE - Campeão
O atual campeão brasileiro sofreu de crise bem parecida com a do Fla em 2010 e entra no Brasileirão após um Carioca apenas regular e uma traumática eliminação na Libertadores. O time segue comandado por um interino, Enderson Moreira, enquanto aguarda a chegada quase “messiânica” de Abel Braga. O elenco é forte, deve receber mais reforços e provavelmente não perderá peças importantes no meio do ano. Mas o clube sofre com problemas internos e constantes mudanças no comando, o que mais atrapalhou no início do ano. O talento de Conca - o melhor de 2010 - continua sendo a maior esperança tricolor.
Posição do Estadual: 2º
CRUZEIRO - Vice-campeão
Foi melancolicamente eliminado na Libertadores, após terminar 1ª fase com a melhor campanha. Mas o título mineiro sobre o Atlético-MG reanimou o time. Tem elenco forte e um time pronto, mas se perder peças no meio do ano, Cuca pode ter problemas para começar uma nova equipe. Foi vice brasileiro em 2010 com Montillo só eclipsado pelo fenômeno Conca. Se o argentino celeste repetir as boas atuações do ano passado, é meio caminho andado.
Posição no Estadual: Campeão
CORINTHIANS – 3º lugar
O Corinthians começará o Brasileiro com uma série de indefinições. Parte da diretoria quer a saída do técnico Tite e o elenco deve sofrer grandes mudanças. Bruno César, Dentinho e Danilo são algumas das peças que devem sair. O presidente Andrés Sanchez promete até cinco reforços: o meia Alex, que estava no Spartak Moscou, já chegou. Estão na lista o meia Seedorf, os volantes Cristian e Fábio Simplício, além do atacante André, ex-Santos.
Posição no Estadual: Vice-campeão
GRÊMIO – 4º lugar
O técnico Renato Gaúcho tenta se recuperar do baque da derrota para o Inter na decisão do Gaúcho e está com a equipe pronta para iniciar o Brasileirão. Apesar de perder o título em casa, o treinador segue firme e forte no comando e luta para não perder o meia Douglas e o atacante Borges. O goleiro Victor também pode deixar o clube na janela de transferência para o futebol europeu.
Posição no Estadual: Vice-campeão
ATLÉTICO-PR – 5º lugar
Depois de perder o título para o Coritiba no Paranaense, o clube busca cinco reforços para o brasileirão. Dois já foram anunciados: o meio-campista Cléber Santana, ex-São Paulo, e o coringa Marcelo Oliveira, ex-Corinthians. Além deles, o técnico Adilson Batista busca um atacante e um zagueiro.
Posição no Estadual: Vice-campeão
BOTAFOGO - 6º lugar
Botafogo – Foi mal no Carioca e Joel Santana caiu. Desde a lesão de Maicosuel sofre com a carência de um meia, mas o Mago já voltou e pode dar alguma esperança a Caio Jr., substituto de Joel. Além disso, a diretoria sonha alto com Diego, atual Wolfsburg, e mais alto ainda com Seedorf. Tem Loco Abreu como referência e não deve perder jogadores no meio do ano.
Posição do Estadual: 3º
INTERNACIONAL – 7º lugar
O título Gaúcho em cima do Grêmio e ainda por cima no Olímpico vai dar um fôlego extra para o técnico Falcão dirigir o Inter no Brasileiro. O treinador vinha de eliminação na Libertadores e o time ainda não tinha demonstrado grande futebol no Estadual. A equipe deve ser mantida para o Nacional. Bolívar, Guiñazu, Kleber e D’Alessandro formam a espinha dorsal. O centroavante Leandro Damião é a principal revelação e a incógnita é Rafael Sóbis, que procura o futebol que o revelou no clube.
Posição no Estadual: Campeão
SANTOS – 8º lugar
Dos grandes paulistas, é o único que está em alta. Campeão estadual, o Peixe tem duelo decisivo no meio da semana pela Libertadores e deve deixar as primeiras rodadas do Brasileiro em segundo plano. O técnico Muricy Ramalho admitiu que deve perder jogadores na janela de transferências para a Europa e procura reforços. Difícil será encontrar substitutos para Ganso e Neymar, que devem sair. Perdas certas são os atacantes Zé Eduardo, negociado com o Genoa, e Maikon Leite, vendido para o Palmeiras. O centroavante André é o nome da vez e os meias Diego e Zé Roberto são sonhos da diretoria.
Posição no Estadual: Campeão
SÃO PAULO – 9º lugar
O time vem de uma eliminação na Copa do Brasil que causou estragos. O técnico Paulo César Carpegiani deve ter a demissão oficializada nesta segunda-feira e a diretoria busca um substituto. Cuca, Dorival Junior e Paulo Autuori são os preferidos. A equipe perderá o zagueiro Miranda, negociado com o Atlético de Madrid, e ainda negocia a renovação com Alex Silva. O Tricolor ainda tentará segurar o meia Lucas, que está na mira de clubes europeus, e resolver a situação de Rivaldo, que não vem sendo aproveitado. Outros veteranos, como Fernandão e Cleber Santana, já deixaram o clube.
Posição no Estadual: 3º colocado
PALMEIRAS – 10º lugar
Quarto colocado no paulista, o Alviverde ainda junta os cacos da vexatória eliminação na Copa do Brasil. O presidente Arnaldo Tirone não esconde que o clube precisa diminuir os gastos e avisou que vai imperar a política do bom e barato. Valdivia e Kleber, que recebem altos salários, podem ser negociados. O torcedor não deve esperar por reforços de peso. Um lateral-direito e um meio-campista são prioridades. O atacante Maikon Leite, que já tem contrato assinado, reforçará a equipe no Nacional.
Posição no Estadual: 4º colocado
VASCO - 11º lugar
Começou mal o Carioca, trouxe reforços e reagiu. Mas ainda disputa a Copa do Brasil e deve começar o Brasileiro com cabeça na outra competição, na qual é semifinalista. É chance de título que não vem desde 2003. A única cara nova para o Brasileirão será Juninho Pernambucano, mas só em agosto. Enquanto isso, a esperança segue em Felipe e Diego Souza, que ainda não desencantou.
Posição do Estadual: 6º
CEARÁ - 12º lugar
O Vozão é um dos mais cotados a “surpresa” do Brasileirão 2011. Ano passado chegou a disputar a liderança no início, mas terminou em uma “confortável” 12ª posição e uma vaga na Sul-Americana. Foi campeão cearense e desbancou o Flamengo na Copa do Brasil. Disputando a semi da competição, a “Carroça desembestada” deve puxar o freio no Brasileiro para tentar fazer história. É um time pronto, com Nicácio e Geraldo no comando, e deve torcer para não perder ninguém no meio do ano.
Posição no Estadual: Campeão
ATLÉTICO-MG - 13º lugar
Foi eliminado pelo Prudente na Copa do Brasil e perdeu a final do Mineiro para o rival Cruzeiro. O cenário para o Galo não é dos melhores e o novo ciclo altos investimentos não tem surtido o efeito esperado. Depois do título mineiro de 2010, quase caiu no Brasileirão e teve o elenco muito mexido. Se não perder jogadores, pode ficar sem o seu técnico: São Paulo busca um novo comandante e, com Cuca campeão no Cruzeiro, Dorival é um dos cotados para se mudar para o Morumbi.
Posição no Estadual: 2º
FLAMENGO - 14º lugar
Sobrou no Carioca e levou o título direto, mas ainda não convenceu. Ronaldinho Gaúcho está demorando a se adaptar ao Brasil e Thiago Neves, atualmente, é a maior esperança rubro-negra. Se perder alguém, será Diego Maurício, mas estuda trazer Vagner Love. Terá a cobrança proporcional ao investimento feito e deve brigar, no mínimo, por uma vaga na Libertadores.
Posição do Estadual: Campeão
AVAÍ – 15º lugar
Apesar de ter ficado de fora da decisão do Estadual, o clube vive grande fase. Chegou pela primeira vez em uma semifinal de Copa do Brasil e por isso deixará o Brasileirão de lado nas primeiras rodadas. O técnico Silas é o grande responsável pela ótima campanha e o camisa 10 Marquinhos é quem comanda o time em campo.
Posição no Estadual: 4º colocado
ATLÉTICO-GO - 16º lugar
Campeão goiano, deve tentar, mais uma vez, somente se manter na elite. Mas tem um técnico que, em 2010, acostumou-se a fazer boas campanhas. Primeiro, PC Gusmão chegou a brigar pela liderança com o Corinthians nas primeiras rodadas. Depois salvou o Vasco do risco de rebaixamento. Agora, no Atlético, pode surpreender.
Posição no Estadual: Campeão
CORITIBA – Campeão da Série B
É a principal sensação do ano. Com uma equipe sem grandes estrelas, passeou no Paranaense, conquistou o título, e chegou a uma sequência de 24 vitórias consecutivas, um recorde no futebol nacional. A última delas, um histórico 6 a 1 sobre o Palmeiras, que garantiu vaga na semifinal da Copa do Brasil. O elenco conta com nomes como o centroavante Bill, ex-Corinthians, Léo Gago, ex-Vasco e Rafinha, que teve passagem pelo São Paulo. Outro destaque é o meia Davi, que foi contratado junto ao Avaí.
Posição no Estadual: Campeão
FIGUEIRENSE – Vice-campeão da Série B
O Figueirense aposta na contratação de um medalhão para dar uma reviravolta no Brasileiro. Fora da decisão do Catarinense, o diretoria tenta trazer um veterano de nome. Fernandão, que rescindiu com o São Paulo, encabeça a lista. O atacante faria companhia ao experiente Reinaldo no setor ofensivo. No comando da equipe, Jorginho, ex-auxiliar de Dunga na Seleção, busca se firmar como técnico após levar o Goiás para a Segundona em 2010.
Posição no Estadual: 3º colocado
BAHIA - 3º lugar na Série B
Ficou fora da decisão do Baiano e teve como consolo a vitória da sua versão “genérica” – o Bahia de Feira – sobre o rival Vitória na final. Mas deve entrar animado, já que volta à elite após sete anos. O elenco ganhou corpo e tem nomes conhecidos como Souza, Boquita e Lulinha e um tão famoso quanto problemático: Jobson. Se conseguir andar na linha, o atacante pode ser o novo Adriano “Michael Jackson” – que pode voltar a dançar em Pituaçu.
Posição no Estadual: 3º
AMÉRICA-MG - 4º lugar na Série B
Volta à elite do futebol brasileiro, que não frequentava desde 2001. Tem em Fábio Júnior a maior esperança de um bom futuro no Brasileirão. O atacante foi artilheiro do Mineiro 2011, com 13 gols, e vice da Série B 2010, com 19. Dispensou mais de 10 jogadores após a eliminação na semi do Mineiro e tenta reformular o elenco. Se não cair, já será de bom tamanho.
Posição no Estadual: 3º
Fonte: www.band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário