
O jogo
O Brasil abriu o placar com uma cabeçada de Pelé depois de cruzamento de Rivelino, aos 18’. Depois de uma incrível falha da defesa brasileira, Roberto Boninsegna empatou aos 37’. O primeiro tempo terminou assim. Aos 20’ do segundo tempo, Gérson fez uma linda jogada na entrada da área italiana e bateu forte para marcar o segundo gol. Cinco minutos depois Gérson fez lançamento para Pelé, que cabeceou dentro da área para Jairzinho marcar. O último gol, considerado um dos mais bonitos de todas as Copas, começou com uma troca de passes curtos que envolveu boa parte do time, da esquerda para o centro, até que Pelé, desconcertantemente, deu um toque fraquinho para Carlos Alberto, que vinha disparado pela direita, encher o pé aos 41’ da etapa final. Depois do apito final o público invadiu o gramado. Tostão e Pelé ficaram quase sem roupas, arrancadas pelos torcedores. O Capitão Carlos Alberto levantou a taça Jules Rimet, que viria definitivamente para o Brasil, já que o time ganhava a Copa pela terceira vez.
A campanha
No primeiro jogo da primeira fase, o Brasil começou perdendo para a Tchecoslováquia, mas acabou virando o placar para um convincente 4 X 1, com um gol de Pelé e o incrível “não gol” em que ele chutou do meio de campo e quase surpreendeu o goleiro Viktor, mas a bola passou rente à trave. No embate contra os então campeões ingleses, ficamos no 1 X 0 com um gol de Jairzinho e outro memorável “não gol” de Pelé, uma cabeçada para o chão depois da qual o goleiro Gordon Banks deu um toquinho e mandou a bola por cima do travessão, naquela que é considerada a melhor defesa da história das Copas. Na última rodada da primeira fase, o Brasil passou com alguma dificuldade pela Romênia, vencendo por 3 a 2. Nas quarta-de-final vencemos o Peru por 4 X 2. Na semi-final batemos o Uruguai por 3 a 1, de virada, com mais um “não gol” de Pelé, o mais impressionante de todos, em que deu um drible de corpo alucinante no goleiro Mazurkiewicz, correndo para um lado e deixando a bola passar pelo outro, mas depois de tocar para o gol quase sem ângulo, a bola infelizmente não entrou. O vídeo abaixo é uma montagem bem-humorada, mostrando o que todos gostaríamos que tivesse acontecido nesse lance…
O legado
Pelé encerrou nesse jogo sua carreira em competições oficiais pela seleção como primeiro e único atleta a conquistar o título três vezes. Sua despedida com a camisa amarela seria no dia 18 de julho de 1971, no Maracanã, em um 2 X 2 contra a Iugoslávia. Jairzinho consagrou-se como o único jogador a marcar em todas as partidas de uma Copa do Mundo. Zagallo tornou-se o primeiro homem a conquistar a Copa como jogador, em 1958 e 1962, e como técnico, em1970. E a taça Jules Rimet, que veio definitivamente para o Brasil, foi roubada em 1983, quando estava exposta no Rio de Janeiro, e nunca mais foi recuperada.
Ricardo Anderáos
Fonte: http://hiperconectado.com.br/
Fonte: http://hiperconectado.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário