SELEÇÃO VARZEANOVENSE CAMPEÃ DA COPA OURO 2006

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Domínio queniano no Circuito Caixa em Uberlândia. Valdir é o campeão do ranking de 2010.

Uberlândia(MG) - O Quênia mostrou na manhã deste domingo porque é considerado o país dos corredores. Seus dois atletas dominaram a nona e penúltima etapa do Circuito de Corridas da Caixa, em Uberlândia. Paul Kimutai ainda teve dificuldade para superar Giomar Pereira da Silva, mas Rumokol Elizabeth Chepkanan colocou 41 segundos de vantagem sobre a vice-campeã, Cruz Nonata da Silva.
O ponto alto para o Brasil foi a confirmação do título do Ranking Nacional CAIXA/CBAT de 2010 para Valdir Sérgio de Oliveira, que chegou no 11º lugar, mas tinha uma vantagem tão confortável que não poderá ser alcançado. Ele abriu 100 pontos para seu companheiro do Cruzeiro, Giomar Pereira da Silva. Faltam quatro provas do Ranking para o final da temporada, duas no mesmo domingo - a última etapa do Circuito CAIXA, em Brasília, e a 10K Rio - Corrida Pan-Americana, ambas no dia 28 deste mês. Por isso, Giomar só poderá somar no máximo 90 pontos.
"Estou feliz pelo título antecipado, mas queria conquistar mais um pódio. Não deu porque senti um pouco de cansaço na metade da prova, já que não treinei direito nas últimas três semanas, pois estava me recuperando de um problema com uma bactéria", explicou, entre triste e feliz, o campeão antecipado de 2010. Valdir precisava fazer um ponto para garantir o título, mas o 11º na prova (10º na somatória, pois o campeão queniano não pontua) lhe deu mais 11 e ele soma 316 pontos contra 216 de Giomar Pereira da Silva, vice-campeão em Uberlândia, e tricampeão do Ranking (2006, 2008 e 2009).
Valdir é a grande revelação das corridas de rua desta temporada. Com 25 anos, o mineiro de Guanhães mora em Contagem e começou a correr influenciado pelo irmão Lindomar Modesto de Oliveira, o "Pantanal". Depois de algumas lesões no começo da carreira, Valdir voltou para o Cruzeiro em janeiro de 2010 e teve um ano quase perfeito. Correu muito, fez 33 provas (29 de 10 K e 4 meias-maratonas) até este domingo, mas garantiu a incrível regularidade de 27 pódios.
No Circuito CAIXA ele fez pódio nas sete provas que havia disputado. Somou três vitórias, em Belo Horizonte, Campo Grande e Porto Alegre, dois segundos lugares, em Ribeirão Preto e Fortaleza, uma terceira posição em São Paulo e foi o quinto em Goiânia. "Agora quero descansar um pouco e depois vou me preparar para as últimas competições do ano. Vou lutar muito pelo pódio na São Silvestre", acrescentou o atleta, muito comemorado pelos companheiros do Cruzeiro em Uberlândia.
Classificação
Masculino
1- Paul Koech Kimutai (Quênia/Luasa) - 29min41s
2- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 29min44s
3- João Ferreira de Lima, o "João da Bota" (Cruzeiro) - 29min51s
4- Luís Paulo da Silva Antunes (Cruzeiro) - 30min15s
5- Franck Caldeira (Cruzeiro) - 30min25s
6- Ivanil Pereira dos Anjos, o "Gomes" (Cruzeiro/Café do Doutor) - 30min36s
7- José do Nascimento Souza (Londrina) - 30min47s
8- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados) - 30min53s
9- Célio Falcão (Arena Projetos) - 30min58s
10- Cristiano da Silva Machado (Cruzeiro) - 31min06s
Feminino
1- Rumokol Elizabeth Chepkanan (Quênia/Luasa) - 33min59s

2- Cruz Nonata da Silva (BM&FBOVESPA) - 34min40s
3- Edielza Alves dos Santos Guimarães (Pindamonhangaba) - 35min31s
4- Sueli Pereira Silva (Gran Cursos/Eja-Jataí) - 35min42s
5- Joziane da Silva Cardoso (Cruzeiro) - 35min46s
6- Conceição de Maria Carvalho Oliveira (FindYourSelf/CAIXA) - 36min52s
7- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica/Mizuno) - 37min14s
8- Marizete Moreira dos Santos (CASO/CAIXA) - 37min31s
9- Ilda Alves dos Santos (Cruzeiro) - 37min47s
10- Sueli Aparecida Vieira (Pacer) - 38min38s
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA é o único a contar com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), reunindo os principais atletas da elite brasileira desde 2004. Até o final deste ano, terá levado a corrida de rua a oito Estados brasileiros, num total de dez etapas, que somam pontos para o ranking nacional. Os dez primeiros colocados no ranking oficial garantem o patrocínio da CAIXA para 2011.
O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, e tem o patrocínio da CAIXA Econômica Federal, além do apoio das Lojas Centauro, Marathon - isotônico oficial - e Água Mineral Minalba. Em Minas, contou ainda com o apoio da Federação Mineira de Atletismo, Prefeitura de Uberlândia, Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer - Futel e supervisão técnica da CBAt.
Fonte: www.circuitocaixa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário