O Governo do Estado, mais uma vez, dá um passo importante na interiorização, dos desportos aquáticos. Neste final de semana (19 e 20/11), foram inauguradas duas piscinas semi-olímpicas nos municípios de Senhor do Bonfim e Miguel Calmon. Agora, crianças, jovens e adultos do interior do Estado, que não contavam com nenhum equipamento esportivo aquático público, já podem comemorar. Das seis piscinas conveniadas, três já foram inauguradas, a primeira em Teixeira de Freitas.
No município de Senhor Bonfim, a inauguração foi realizada na tarde de sábado (20/3). Na cerimônia, estiveram presentes, entre outras autoridades, o diretor geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares (Bobô), o chefe de Gabinete da Setre, Elias Dourado, e o prefeito da cidade, Paulo Batista Machado. A piscina foi construída no Complexo Esportivo José Amilcar, anexo ao Estádio Municipal Pedro Amorim.
"Já ouvi muitos, aqui, falarem que aprenderam a nadar na represa do barro na segunda ou terceira ponte. Hoje, os bonfinenses vão se orgulhar ao poder falar que aprenderam a nadar em uma piscina semi-olímpica e sei que daqui nascerão atletas para concorrer a nível nacional e internacional", afirmou o prefeito Paulo Batista.
Miguel Calmon -
Já a piscina do município de Miguel Calmon, construída na praça da consolação, foi inaugurada no domingo (21/3). Entre as autoridades presentes, estavam o diretor geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares (Bobô), o chefe de Gabinete da Setre, Elias Dourado, o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, e o prefeito da cidade José Ricardo Leal.
‘‘Esta piscina é um sonho realizado principalmente para os jovens que estão na sala de aula, nossa cidade respira esporte. Temos aqui o evento Melhor do ano do esporte, que envolve vários esportes e este ano o evento será muito especial, pois, pela primeira vez, a natação fará parte", disse o prefeito Leal.
O chefe de gabinete da Setre, Elias Dourado, presente nas duas inaugurações, ressaltou que a construção das piscinas é uma ação importante, pois a sua utilização como equipamento esportivo serve também para melhorar a saúde, estimulando a atividade física, e a segurança pública, servindo como forma de lazer e ocupação para a população nos municípios.
Atletas, estudantes e crianças prestigiaram as inaugurações, que tiveram casa cheia. Em Senhor do Bonfim, o equipamento foi conferido e aprovado. Os pais, avós e crianças não esconderam a emoção e a ansiedade de usufruir a piscina. "É um grande prêmio, uma alegria para Senhor do Bonfim. Tenho 12 netos, que jogam bola no ginásio, e agora, pela primeira vez, terão a oportunidade de nadar em uma piscina profissional", ressaltou o motorista aposentado Fernando Romualdo.
Após a apresentação das meninas do nado sincronizado, a piscina de Senhor do Bonfim recebeu atletas vice-campeões do norte e nordeste, que fizeram uma demonstração de quatro estilos de nado Craw, Costas, Peito e Borboleta, sob o comando do professor Raimundo Oliveira.
"Esta piscina era uma carência no nosso município. Temos dois clubes aqui, mas só os associados têm acesso. A piscina pública chega como algo extraordinário para crianças, jovens e para a terceira idade. Além disso, os nadadores master agora vão poder treinar ainda mais o seu rendimento com uma piscina adequada", enfatizou o professor Raimundo.
No município de Miguel Calmon, o professor de educação física, Malaquias Nogueira, convidou 50 crianças de escolas públicas para treinar na piscina. E, no dia da inauguração, elas mostraram o que aprenderam para os convidados. "Aqui nunca teve natação, competição. O equipamento traz esperanças para a juventude, pois o esporte trabalha como complemento da formação do cidadão. Muitos jovens têm vontade de nadar, mas não têm condições de se associar a clubes, além de adultos e idosos que podem ser beneficiados com a hidroginástica", disse o professor Malaquias.
Os amigos Iago Nogueira (13 anos) e Guilherme Nunes (16 anos) estavam empolgados com a novidade. "Nunca fiz natação. Estou ansioso, pois Miguel Calmon nunca teve nada tão interessante", disse Guilherme.
Nado Sincronizado -
Nas inaugurações, os participantes foram agraciados com apresentações do Nado Sincronizado da Bahia, que abrilhantaram ainda mais a festa. A apresentação das quatros garotas empolgou o público, principalmente as crianças. "Nunca nadei, não vejo a hora de entrar na piscina, especialmente agora que vi ao vivo a apresentação do nado sicronizado, que, até o momento, só tinha assistido na televisão", disse a estudante Janielle Bispo, de 9 anos.
A estudante Lucivera da Cruz, moradora do povoado de Alecrim, também ficou encantada com a apresentação. "Nunca tinha presenciado algo tão bonito. Dá uma vontade de aprender, é muito legal o nado sincronizado. Só tinha visto na televisão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário