SELEÇÃO VARZEANOVENSE CAMPEÃ DA COPA OURO 2006

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

o Varzeanovense Ozivan Bonfim chega em 4º lugar nas Paralimpíadas de Londres 2012

Com arrancada no fim, brasileiro Tito Sena conquista o ouro na maratona 
Com o tempo de 2h30m49s na categoria T46, corredor fecha brilhante campanha brasileira no atletismo em Londres. Ozivan Bonfim chega em 4º 


 Tito Sena comemora o ouro nas Paralimpíadas de Londres (Foto: AP)

Tito Sena e Ozivan Bonfim






Ozivan em entrevista à Rádio Várzea Nova FM em outubro de 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
No último dia das Paralimpíadas de Londres, o Brasil conseguiu mais uma medalha de ouro no atletismo. Na categoria T46 da maratona, para atletas amputados ou com má formação congênita, Tito Sena venceu a prova de maneira emocionante. Após ficar na segunda colocação durante quase todo o percurso, Tito arrancou no quilometro final e superou o espanhol Abderrahman Ait Khamouch. Esse foi a 21ª conquista dourada do Brasil e a última medalha do país na capital britânica.

O corredor brasileiro, de 45 anos, completou a prova em 2h30m49s, superando em nove segundos a sua marca em Pequim. O espanhol Abderrahman Ait Khamouch ficou com a prata. O bronze ficou com oo belga Van den Heede Frederic. O brasileiro Ozivan Bonfim terminou na quarta colocação, com o tempo de 2h37m16s.
Prata em Pequim, Tito Sena conquistou sua segunda medalha paralímpica. Ouro na maratona de Paris neste ano, o brasileiro trabalhava em uma fábrica quando sofreu um acidente, em 2003. Acabou comprimindo e perdendo parte de seu braço direito. Recuperado, apostou no atletismo para recomeçar.
- Não tenho nem palavras. Em Pequim, eu tive um rompimento do tendão de Aquiles. Corri 14 km com muita dor. Aqui está a recompensa, estou muito feliz. O espanhol era o grande páreo que eu tinha, o grande favorito. Ultrapassei faltando uns 200m. Deus me deu força para chegar à vitória - disse Tito, em entrevista ao SporTV.
Na categoria T12, o espanhol Alberto Laso Suarez, que cumpriu o percurso em 2h24m50s, conquistou a medalha de ouro foi decidida por apenas um segundo. A prata ficou com o colombiano Serna Moreno, enquanto Abderrahim Zhiou, da Tunísia, foi o terceiro colocado.
Nenhum brasileiro participou da maratona na categoria T54. O britânico David Weir ficou com o ouro, com o tempo de 1h30m20s, apenas um segundo à frente do suíço Marcel Hug e do australiano Kurt Fearnley. Na disputa feminina, Shirley Reilly foi ouro, com a marca de 1h46m33s. A britânica Shelly Woods (1h46m34s) e a suíça Sandra Graf (1h46m35s) completaram o pódio.

 

Ozivan Bonfim
Nascimento: 12/04/1975 - Várzea Nova (BA)
Altura: 1,75m
Peso: 72kg
Clube: CPSP - São Paulo (SP)
Classe: T46
Prova: Maratona
Fundista, Ozivan começou a correr aos 23 anos, nas ruas da cidade em que vivia. Em 2002, defendeu as cores do Brasil pela primeira vez no Mundial de Lille, na França. Mas foi em 2004, nas Paraolimpíadas de Atenas, que teve sua maior conquista: ganhou a medalha de bronze nos 5.000m T46. Para conquistar mais um bom resultado, Ozivan treina de segunda a sábado, no Ibirapuera, em São Paulo. “Tenho o esporte como prazer. Amo o que faço.”

Fonte: globoesporte.globo.com

Um comentário:

  1. Adimiro muito essa lenda, sempre no coração obrigado por ter essa biografia!

    ResponderExcluir