SELEÇÃO VARZEANOVENSE CAMPEÃ DA COPA OURO 2006

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

LAZIO CAMPEÃO VARZEANOVENSE SUB 17 - 2012



LAZIO FC CAMPEÃO
CANÁRIO EC VICE-CAMPEÃO
ARBITRAGEM DO JOGO
GUARDA MUNICIPAL DE VÁRZEA NOVA
POLICIA MILITAR DA BAHIA
















RAMON (LAZIO) MELHOR GOLEIRO
RAFAEL (LAZIO) ARTILHEIRO 4 GOLS
ENTREGA DAS MEDALHAS DE VICE-CAMPEÃO
TROFEU DE VICE-CAMPEÃO (CANÁRIO EC)

ENTREGA DAS MEDALHAS DE CAMPEÃO


TROFEU DE CAMPEÃO (LAZIO FC)

 

Neste domingo dia 09 de Setembro aconteceu a grande final do Campeonato Varzeanovense de Futebol Sub 17 e a equipe da Lazio venceu o Canário por 2 a 1.
Ficha Técnica
Lazio 2x1 Canário
Partida válida pela Fase Final do Camp. Municipal – Sub 17 - 2012
Local: Estádio Municipal Manoel Alves de Araújo, em Várzea Nova (BA)
Data: 09 de setembro de 2012, domingo
Horário: 09h

Lazio: Ramon; Juliano, Leandro, Matias e Rafael; Marcelo, Bruno, Germano e Victor; Emerson  e Otavio. Técnico: José Vilson.
Suplentes: Lourran, Daniel, Lúcio, João Vitor, Pablo e Rodrigo.
Canário: Alisson; Jerferson, Maislan, Elivan e Helisson; Bruno, Luan, Hian e Laécio; Fabio e Marcos . Técnico: João Ramos.
Suplente: Yan, Marcílio, Emerson, Luciano.
Árbitro: José Ailton Santana (LDV)
Assistentes: José Maia (LDV) e Antônio de Jesus (LDV).

Árbitro Reserva: Theobaldo Gomes (LDV).
Delegado da Partida: Ananias Carvalho


Campeonato Varzeanovense de Futebol Sub 17, organização Liga Desportiva Varzeanovense.
Apoio: Federação Bahiana de Futebol, Conselho Comunitário de Segurança de Várzea Nova (apresentando a campanha “Doe Sangue - Compartilhe Vida”), Guarda Municipal, Policia Militar, Lelo´s Bar, Várzea Nova FM e Comércio Local.

Patrocínios: Farmácia Ideal, Carne e Cia, Poupa de Frutas Frut Monic, CE Crédito, Virtual Net, Comercial Rocha, Casa do Campo, Estilo Móveis, Casas Freires.com, Auto Peça e Auto Elétrica Souza, Sertaneja Material de Construção, Passos Calçados, Loteria Popular Paratodos, Marcadinho Popular e Equipe Sisal.

Tito Sena e o Varzeanovense Ozivam Bonfim são bons amigos.

Tito Sena, medalha de ouro na maratona da Paralimpíada, é vascaíno e fã de Dinamite


Terça-feira, 11/09/2012 - 11:59

Os maratonistas Tito Alves de Sena e Ozivam dos Santos Bonfim finalizam a participação do Brasil nas Paralimpíadas de Londres. O maior evento esportivo para atletas com deficiência se encerra hoje, com festa no Estádio Olímpico. A cerimônia terá como destaques os shows da banda Coldplay, do rapper Jay-Z e da cantora Rihanna. E assim como ocorreu nas Olimpíadas, o Brasil terá oito minutos no evento para "receber" os Jogos e a bandeira com os agitos, o símbolo paralímpico.

A participação brasileira começará com uma batalha do passinho do funk, com dez meninos da periferia do Rio e cadeirantes ("Não escondemos os problemas do Brasil", disse o diretor artístico, Cao Hamburger). Entre as personalidades, estarão Herbert Vianna, cadeirante após acidente de ultraleve, e os Paralamas do Sucesso (vão cantar "Lourinha Bombril"), e Carlinhos Brown e Thalma de Freitas, que se reunirão com grupos de dança no palco do Estádio Olímpico. Bailarinos brasileiros que fazem parte do Royal Ballet, Thiago Soares e Roberta Marquez vão se apresentar com a também bailarina Fernanda Bianchini, da Associação de Ballet e Artes para Cegos. Ádria dos Santos e Daniel Dias estarão presentes nessa parte da festa.

A maratona será disputada em circuito diferente da prova de Londres que acontece todos os anos. Mas, assim como nas Olimpíadas, será uma espécie de circuito, passando por pontos turísticos da cidade, como o Big Ben. A largada e a chegada serão no The Mall, em frente ao Palácio de Buckingham.

Acidentes no trabalho

Inseparáveis desde que fizeram aclimatação na Espanha, no início de agosto, os brasileiros Tito e Ozivam têm histórias semelhantes: ambos tiveram de mudar suas vidas após um acidente de trabalho. Tito, ouro na maratona de Paris, em 2012, teve a mão direita esmagada numa encaixotadora, em fábrica de bebidas. Ozivam, prata na mesma prova, teve uma parte do braço esquerdo amputado por uma máquina de sisal.

- Me preparei para ser ouro, apesar da lesão que tive em Pequim e de um período de treinos inconstantes desde então - disse Tito, que foi prata no evento chinês mesmo após ter rompido parcialmente um dos tendões de Aquiles, no km 28. - Corri com muita dor. Pensei na minha esposa que, um mês antes, havia sofrido um aborto natural. E quando fui ver, já estava no Ninho de Pássaro. Não tive dúvida, beijei a aliança e imitei Bebeto, oferecendo a medalha ao meu filho que não nasceu.

Tito é natural de Brasília, mas mora em Goiânia, e queria ser jogador de futebol. É fã de Roberto Dinamite, torcedor do Vasco, e tentou passar em peneira do Guaratinguetá.

- Era ponta esquerda e estudava. Mas fui indo para as festinhas, saidinhas, bebendo um golinho, fumando um cigarrinho. Quando fui ver, abandonei o futebol. Não parava de beber. Eu achava que a bebida ia acabar e queria beber tudo. Só fui voltar ao esporte com 22 anos. E nunca mais coloquei um gole de bebida alcoólica na boca - revelou o atleta, de 45 anos.

Até que um amigo o chamou para treinar futebol de novo. Só que o preparador físico acabou lhe levando para as corridas de rua. E na primeira, com mais de 2 mil participantes, foi o 176º:

- E ganhei uma medalha de participação. Aquilo me emocionou, a medalha me estimulou.

O acidente com o braço foi a sua segunda prova de fogo. Ele tinha 36 anos e teve de galgar tudo de novo. Na época, preparava-se para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003.

- Foi o momento mais difícil da minha vida. Já competia no atletismo convencional e achei que tudo tinha acabado - lembra ele, que ficou quatro meses em recuperação, passou por seis cirurgias, ganhou 12kg (foi a 76kg, hoje tem 59kg) e entrou em depressão.

Ozivam, de 37 anos, também não teve trajetória fácil. Em Várzea Nova, na Bahia, ele trabalhava para comer e ajudar a mãe, com 12 filhos:

- Era revoltado pelo fato de não ver alternativa no lugar onde nasci e me criei. Trabalhava para sobreviver. Me sentia como um mendigo. Não tinha onde cair morto. E a coisa piorou quando meu pai foi assassinado. Eu só tinha 19 anos e ainda tinha perdido o braço.

Um dia, em Várzea Nova, um agente da Polícia Militar lhe chamou para participar de uma corrida de rua:

- Ele falou que tinha escutado falar de mim no povoado, mas eu nunca tinha corrido. Um anjo, só pode ser. Cheguei na tal corrida, um monte de gente se aquecendo e eu achei aquilo muito estranho. O cara colocou o rifle para cima e deu a largada. Os caras dispararam. Eu atrás. Pensava que qualquer posição era posição, mas na hora queria ganhar. Logo no início pulei para terceiro. Doía. Mas segurei até o final. Depois dessa história, não larguei mais.

Em 2000, Ozivam ganhou uma maratona em Barueri, em São Paulo, e conseguiu o patrocínio de uma academia:

- Nunca mais voltei para a Bahia. E olha que a maior parte da minha família ainda mora lá e ainda faz o mesmo trabalho, com sisal. Hoje, dou graças a Deus que tudo isso aconteceu comigo porque saí de Jacobina e segui outro caminho. Foi o destino.

Eles (T46) fazem parte de um grupo com condições de ganhar medalha. Podem fazer jogo de equipe, mas sabem que, no fim, é cada um por si.

Fonte: O Globo

o Varzeanovense Ozivan Bonfim chega em 4º lugar nas Paralimpíadas de Londres 2012

Com arrancada no fim, brasileiro Tito Sena conquista o ouro na maratona 
Com o tempo de 2h30m49s na categoria T46, corredor fecha brilhante campanha brasileira no atletismo em Londres. Ozivan Bonfim chega em 4º 


 Tito Sena comemora o ouro nas Paralimpíadas de Londres (Foto: AP)

Tito Sena e Ozivan Bonfim






Ozivan em entrevista à Rádio Várzea Nova FM em outubro de 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
No último dia das Paralimpíadas de Londres, o Brasil conseguiu mais uma medalha de ouro no atletismo. Na categoria T46 da maratona, para atletas amputados ou com má formação congênita, Tito Sena venceu a prova de maneira emocionante. Após ficar na segunda colocação durante quase todo o percurso, Tito arrancou no quilometro final e superou o espanhol Abderrahman Ait Khamouch. Esse foi a 21ª conquista dourada do Brasil e a última medalha do país na capital britânica.

O corredor brasileiro, de 45 anos, completou a prova em 2h30m49s, superando em nove segundos a sua marca em Pequim. O espanhol Abderrahman Ait Khamouch ficou com a prata. O bronze ficou com oo belga Van den Heede Frederic. O brasileiro Ozivan Bonfim terminou na quarta colocação, com o tempo de 2h37m16s.
Prata em Pequim, Tito Sena conquistou sua segunda medalha paralímpica. Ouro na maratona de Paris neste ano, o brasileiro trabalhava em uma fábrica quando sofreu um acidente, em 2003. Acabou comprimindo e perdendo parte de seu braço direito. Recuperado, apostou no atletismo para recomeçar.
- Não tenho nem palavras. Em Pequim, eu tive um rompimento do tendão de Aquiles. Corri 14 km com muita dor. Aqui está a recompensa, estou muito feliz. O espanhol era o grande páreo que eu tinha, o grande favorito. Ultrapassei faltando uns 200m. Deus me deu força para chegar à vitória - disse Tito, em entrevista ao SporTV.
Na categoria T12, o espanhol Alberto Laso Suarez, que cumpriu o percurso em 2h24m50s, conquistou a medalha de ouro foi decidida por apenas um segundo. A prata ficou com o colombiano Serna Moreno, enquanto Abderrahim Zhiou, da Tunísia, foi o terceiro colocado.
Nenhum brasileiro participou da maratona na categoria T54. O britânico David Weir ficou com o ouro, com o tempo de 1h30m20s, apenas um segundo à frente do suíço Marcel Hug e do australiano Kurt Fearnley. Na disputa feminina, Shirley Reilly foi ouro, com a marca de 1h46m33s. A britânica Shelly Woods (1h46m34s) e a suíça Sandra Graf (1h46m35s) completaram o pódio.

 

Ozivan Bonfim
Nascimento: 12/04/1975 - Várzea Nova (BA)
Altura: 1,75m
Peso: 72kg
Clube: CPSP - São Paulo (SP)
Classe: T46
Prova: Maratona
Fundista, Ozivan começou a correr aos 23 anos, nas ruas da cidade em que vivia. Em 2002, defendeu as cores do Brasil pela primeira vez no Mundial de Lille, na França. Mas foi em 2004, nas Paraolimpíadas de Atenas, que teve sua maior conquista: ganhou a medalha de bronze nos 5.000m T46. Para conquistar mais um bom resultado, Ozivan treina de segunda a sábado, no Ibirapuera, em São Paulo. “Tenho o esporte como prazer. Amo o que faço.”

Fonte: globoesporte.globo.com

Fifa registra desenho e confirma tatu-bola como mascote da Copa

Assim como a bola, nome do animal será escolhido em votação na internet



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A Fifa registrou nesta terça-feira no site de patentes europeias (OHIM) o desenho do mascote da Copa do Mundo de 2014, confirmando o tatu-bola como animal escolhido para representar o país. Assim como a bola Brazuca, o nome será escolhido em votação na internet.
No OHIM, a Fifa disponibilizou imagens em preto e branco e em 3-D do tatu-bola, que será amarelo e terá o casco azul. A ideia de ter o "Tolypeutes tricinctus" como símbolo do Mundial do Brasil surgiu no Ceará e foi apresentada apenas em fevereiro ao Ministério do Esporte e ao Comitê Organizador Local (COL) pela ONG Associação Caatinga, idealizadora do projeto.
No texto da campanha, a Associação Caatinga explica que o "Tolypeutes tricinctus" é o tipo de tatu mais ameaçado do Brasil e que a caça já o fez desaparecer de muitos estados. Para defender a escolha da mascote, a ONG lembrou que o nome original do tatu-bola foi dado devido à habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.
Recentemente, a revista "Veja" publicou a foto do mascote colorida. Na Copa de 2010, animal escolhido pela Fifa para representar a África do Sul foi um leopardo de cabelo verde, batizado de Zakumi.
No último dia 2, o Esporte Espetacular revelou o nome da bola oficial da Copa: Brazuca. Pela primeira vez na história do Mundial, a Fifa e a Adidas consultaram os torcedores para batizar o objeto e a votação oficial ocorreu no GLOBOESPORTE.COM. As outras opções eram Bossa Nova e Carnavalesca.